PG PARIS

PG PARIS
Welcome to My Erasmus World!

Tuesday, August 22, 2006

Manual de Sobrevivência para Estudantes longe de Casa

O que a seguir vos apresento são as conclusões e conselhos retiradas por alguns amigos, dos quais destaco o Mestre Tiago, sobre o que é viver e estudar longe de casa, e quais os comportamentos e dificuldades que surgirão.

Ficam algumas:

- Primeiras semana são fulcrais para uma boa integração;

- Tens de te dar com toda gente especialmente com os que mais gente conhecem, mais velhos na faculdade, cromos, ou que pertençam a associações;

- Não teres vergonha das figuras que poderás estar a fazer! No fim todos se rirão disso, inclusive tu! Se for preciso vamos todos nuns para uma fonte qualquer! E na altura pode parecer estúpido, e é…mas irá ser sempre recordado! E quem não gostava de viver isso? E recordar isso?

- Não tenhas medo de ser diferente dos outros! Por exemplo, mesmo tendo pelos no rabo, não te sintas mal! Neste momento a moda é não ter! Mas como ninguém tem isso fará de ti Especial! Logo podes ir todo nu para a fonte mesmo com pelos no rabo! Quem diz no rabo diz no peito, tá claro!

- Roubar cenas tipo sinais de trânsito ou cadeiras de esplanada à noite, quando já se está bem regado, não faz sentido! Depois terás de te desfazer delas! E fazer isso sóbrio é lixado! Nunca passarias com um sinal de Trânsito no Aeroporto!

- A partir do momento que te envolves numa cena é impossível teres tempo! Ora é isto, ora é aquilo, festa aqui, festa ali, quarto A, Quarto B…Para aproveitar ao máximo não terás tempo para nada! E vai ser muito difícil não desligar do outro mundo…as vezes nem tempo para ti terás! Terás uma casa em pantanas se não fores regrado! E a barba? É melhor levares mesmo a máquina de cortar cabelo! Para de mês a mês dares um toque na barba!

- Saíres todas as noites aguenta-se bem durante um mês! Depois…quando se tiver tapado a faltas as cadeiras em que se entra às 8 é melhor não sair no dia antes! Custa mesmo muito dizer que não ao Pessoal! É obvio… Mas terás às vezes de o dizer!

- Encontrar um sito bacano e barato para se puder beber à vontade e não gastar muito! Mais do que diversificar é melhor encontrar o sítio!

- O andamento conquista-se...depois é so mantê-lo!

- As 19 é uma boa hora para se começar a cozinhar...mas jantares puderão só ser feitos as 21 ou 22 dá noite =) desde que se coma!

- Ainda sobre comida...não é essencial saber cozinhar! é bom ter uma especialidade tipo...bifes! depois é bife com esparguete, bife com arroz, bife com batatas fritas, bife com puré de batatas, e vai se mudando...quando te fartares de bifes...mudas para hamburgueres!

- É sempre bom saber onde há LiDl ! e saber utilizar o Micro-ondas!

- Posters! Há que ter sempre Poster´s! DZRT! FF... (Por acaso...eu bem me lembro me em Praga o meu quarto ter uns poster´s muito Gays com bébés e com cães!)

- Fins-de-semana são para dormir! Sagrado! há que repor energias!

- Todos os momentos que não sejam farra, festas, actividades extra-curriculares, aulas, café, jogos, convívios ou descanso…é para Estudar! Se não…não se faz nada!

Agradecia a todos os que pudessem engrandecer este manual!
Juizinho e moderação! É o que se exige… se não estoirasse tudo e vem se de lá sem dinheiro e um alcoólico!
Vamos a ver! Aproveitar ao máximo com Moderação é o que se exige! Há Tempo para tudo


2 comments:

Anonymous said...

Bom, eu que desconheço essa experiencia do "out of home", mas que dou imenso valor a quem vive/sobrevive aos cuidados e mimos dos papás...lol...acho que esse manual esta completamente desintegrado...sugiro entao que durmas 2 horas por noite, de preferencia com um comprimido para ajudar; passes o dia a preguiçar e a inventar coisas para não fazer; encontros...muitos encontros para trocarem impressoes das noitadas que é importantissimo e finalmente arranjar alguem que cozinhe deliciosamente e que arrume tudinho pra ficares descansadinho da vida! Que te parece!? sao optimas dicas para quem se ve "sozinho", sem as caras habituais, sem as amizades diárias, sem os amores mais proximos...enfim..num mundo diferente, mas agradavel ao mesmo tempo! Chega de brincadeira...e nao sigam nada disto, sao so despauterios despropositados! Primeiro tu...depois os outros! Muita capacidade de gerir as emocoes..boas ou más, vao ser essas que fazem companhia...

Anonymous said...

Um, conselho, como duvido que te lembres bem do francês se nao treinaste nos ultimos anos, prepara-te para eles falarem mto mal ingles, lol as experiencias de tentativas de falar com franceses aqui tem sido complicado, mas ja deves saber isso.

Outro conselho é se nao tiveres nada que fazer a certa altura, nao tenhas medo de agarrar num guia turítico e meter-te no metro, ha sempre cenas fixes pa ver.

Nao como sao os preços do alcool em frança, ai n te posso ajudar, lol.

como tu dizes convem estudar um bocado, senao nao é mto produtivo.

Aproveita pa conhecer gente de toda a europa, mas tenta também conhecer pessoal local.

mais n te digo, que esse manual esta mto completo, essa dos sineis de trânsito é mesmo á tiago! :)

vais ver que estamos logo todos junto no colete encarnado novamente!

Um Abraço!